quinta-feira, 5 de julho de 2007

O meu respeito a Rui Moreira



Bem muita gente pode não conhecer Rui Moreira... Eu comecei a conhecer à algum tempo no programa desportivo "Trio D'Ataque" transmitido na RTPN; sendo ele comentador de um clube que não o meu no referido programa, confesso que sempre me impressionou o discurso claro e neutro, elogiando o melhor, criticando o necessário do seu próprio clube. Bom sinal... Ficou-me com uma pessoa interessante, cujo o discurso me agradou, parecendo ser sempre muito equilibrado. Mais tarde num qualquer jornal diário provavelmente, fiquei a saber que era presidente da Associação Comercial do Porto... E tem particular importância quando vi a apresentação de uma entrevista que ia ocorrer dia 17 de Junho na RTP2, concretamente no "Diga Lá Excelência" que passa aos almoços de Domingo... O tema era polémico, ou não fosse ele o novo Aeroporto de Lisboa... Na representação da Associação que preside Rui Moreira, foi explicar o estudo que a Associação Comercial do Porto iria fazer na hipótese de alternativa à Ota. Deixou-me bastante impressionado o facto de ser uma das poucas (talvez a única?) pessoas com relevo no processo que se preocupou em fazer uma mescla de analise económica com interesse real para o pais... E a meu ver, mero leigo, creio que começa a sua argumentação muito bem, quando refere que o estudo da sua associação se distingue dos outros por ser um estudo à escala macroeconómica e não técnico ao nível da engenharia, pois de facto como citou o arquitecto Edgar Cardoso, "Desde que haja dinheiro, constrói-se em qualquer lado". É importante fazer bem, barato, e com rentabilidade... Mas não foi só isto que defendeu, pois soube ter argumentos para pelo menos contestar a Ota, pois ela seria a opção chave no primeiro grande projecto, pois iria ser contigua com o primeiro traçado do TGV, e aí poderia haver interesse em juntar estas duas redes de transportes. Mas actualmente o TGV mudou o itinerário...
Bom não me vou alongar, até porque o objectivo não é transcrever a entrevista que a jornalista da "RR" e o jornalista do "Publico" fizeram, fica o meu respeito a Rui Moreira, personagem da vida publica nacional que na minha opinião possui dos ideais mais sensatos e sérios que tenho tido oportunidade de escutar.
Um bem haja, e que chegue brevemente a algo onde possa ser voz activa no desenvolvimento do nosso pedaço de terra à beira mar plantado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não enganas ninguém com o teu à vontade a falar de economia... :p
Muito bem escrito, mas também, outra coisa não seria de esperar, vindo de ti...
Parece que este senhor encontrou um fã à altura :)

s_stoffel