segunda-feira, 25 de junho de 2007

O porquê de algumas tradições...

Estando nós nos finalmentes duma época festiva, leia-se os santos populares, surgiu-me na cabeça a questão: "Qual a ligação entre manjericos e os santos populares?" Bom decidi procurar um pouco mas não encontrei nada que achasse credível para ser tomado como explicação... Talvez o melhor foi que o manjerico era um símbolo que se comprava e que tinha que ser cuidado até ao ano seguinte, para obter prosperidade. Bom... será uma explicação... Da mesma forma que na minha aldeia e ao que sei noutros sítios, se comemora o Dia da Espiga, em que se apanha a espiga e se põe atrás da porta para garantir pão por um ano, substituindo-se no ano seguinte. São crenças... Mas a minha veia critica diz-me que são crenças esquisitas... Que as pessoas sejam crentes na religião tudo bem, é algo que não viram, podemos não acreditar, mas também não podemos garantir que não existe, portanto acho plausível... Bom agora acreditar em meter coisas atrás da porta ou em cuidar de plantas para acontecerem "coisas", já me parece esquisito; mas é assim a vida...

Sem comentários: