segunda-feira, 19 de maio de 2008

Eis o "Glutamato"

Pois é, voltei! (Vá apupem-me lá um bocadinho...) Agora é que é a sério, agora é que vou publicar textos regularmente... Acreditem!!

Bom, faço o meu regresso para falar do Glutamato... Conhecem? Eu também não conhecia...
Mas não seja por isso... Eu apresento-vos a espécie: "O ácido glutâmico ou glutamato é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É um aminoácido não essencial. Ei-lo!"

Agora impõe-se a questão: "Estamos mesmo a falar de quê?"

Esta conversa surgiu a uma refeição, quando conversava com família e amigos sobre restaurantes chineses, e do efeito de moleza com que fico pós-refeição nos mesmos. Não fui o único a referir que se sente "menos energético" quando acabo uma refeição no chinês, embora a maioria das pessoas com quem comentei isto diz que não nota qualquer alteração.
E então, surgiu uma alma que diz: "Ah, isso é por causa do Glutamato... O Glutamato é relaxante muscular!"
Fiquei desconfiado e pedi explicações, ao qual me foi dito que aquela carne de vaca tenrinha e de aspecto "viscoso", fica com tão bom aspecto por causa do referido aminoácido.
Entretanto andei a googlar, e descobri que existe um sindrome chamado: "Síndrome do Restaurante Chinês", que já foi alvo de uma reportagem nacional na Proteste, mas também internacionalmente na revista de saúde New England Journal of Medicine. O respectivo síndrome, supostamente causa dores de cabeça, cansaço, náuseas, ondas de calor, e mais umas poucas de coisas...
Pelo que li também há quem defenda que este síndrome é uma fraude e que não há nenhuma correlação entre os sintomas e a comida chinesa.

Isto tudo para lançar para o ar (mais uma vez) a questão do que comemos e da qualidade da comida fornecida por restaurantes... Dizem que o que não mata engorda... E é um facto que nunca se associou a morte de ninguém por tomar refeições fora dos aposentos, mas pronto... Isto é batota!!! Devia de vir um folheto a dizer o que a comida levou; por exemplo íamos comer um Big Mac ao McDonalds, lia-se nos constituintes: macaco, rato, unhas etc... Tão a ver a ideia?

Até ao meu regresso!

3 comentários:

POIS disse...

olá, como digo.. no mcsheet, so ha coco!

Anónimo disse...

Bem, eu faço parte do grupo de pessoas que não sente absolutamente nada disso depois de ir ao restaurante chinês... Deve ser uma questão de sensibilidade lol
Mas se as pessoas sentem tudo isso, porque continuam a ir lá?lol
A unica vez que senti ondas de calor foi quando me enganei nos frascos e pus molho picante no crepe...
Mas pronto, agora que sei isso vou tomar mais atenção ao que como :)
Mais serviço público! Obrigada :p

s_stoffel

João disse...

Glutamano?!? Isso é apenas um grão de areia no meio do deserto.
Vejam "Food, Inc."!!! Fala um pouco de tudo o que já sabemos, mas é sempre bom lembrar a merda que comemos sem nos dar-mos conta.

Aquele abraço Mr. SaM