segunda-feira, 19 de maio de 2008

Eis o "Glutamato"

Pois é, voltei! (Vá apupem-me lá um bocadinho...) Agora é que é a sério, agora é que vou publicar textos regularmente... Acreditem!!

Bom, faço o meu regresso para falar do Glutamato... Conhecem? Eu também não conhecia...
Mas não seja por isso... Eu apresento-vos a espécie: "O ácido glutâmico ou glutamato é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É um aminoácido não essencial. Ei-lo!"

Agora impõe-se a questão: "Estamos mesmo a falar de quê?"

Esta conversa surgiu a uma refeição, quando conversava com família e amigos sobre restaurantes chineses, e do efeito de moleza com que fico pós-refeição nos mesmos. Não fui o único a referir que se sente "menos energético" quando acabo uma refeição no chinês, embora a maioria das pessoas com quem comentei isto diz que não nota qualquer alteração.
E então, surgiu uma alma que diz: "Ah, isso é por causa do Glutamato... O Glutamato é relaxante muscular!"
Fiquei desconfiado e pedi explicações, ao qual me foi dito que aquela carne de vaca tenrinha e de aspecto "viscoso", fica com tão bom aspecto por causa do referido aminoácido.
Entretanto andei a googlar, e descobri que existe um sindrome chamado: "Síndrome do Restaurante Chinês", que já foi alvo de uma reportagem nacional na Proteste, mas também internacionalmente na revista de saúde New England Journal of Medicine. O respectivo síndrome, supostamente causa dores de cabeça, cansaço, náuseas, ondas de calor, e mais umas poucas de coisas...
Pelo que li também há quem defenda que este síndrome é uma fraude e que não há nenhuma correlação entre os sintomas e a comida chinesa.

Isto tudo para lançar para o ar (mais uma vez) a questão do que comemos e da qualidade da comida fornecida por restaurantes... Dizem que o que não mata engorda... E é um facto que nunca se associou a morte de ninguém por tomar refeições fora dos aposentos, mas pronto... Isto é batota!!! Devia de vir um folheto a dizer o que a comida levou; por exemplo íamos comer um Big Mac ao McDonalds, lia-se nos constituintes: macaco, rato, unhas etc... Tão a ver a ideia?

Até ao meu regresso!